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Mobilidade urbana

Publicado por:
Em 5 de agosto de 2011
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Em uma cidade grande, as pessoas se movimentam em massa para ir ao trabalho, fazer compras, estudar, se entreter, se tratar, enfim realizar suas atividades urbanas. Isso se chama mobilidade urbana. O ideal seria que todos pudessem exercer essas atividades perto de suas casas, mas a gente sabe que isso nem sempre é possível, principalmente em cidades não planejadas, em que o crescimento se deu de forma desordenada.

E entre os veículos que as pessoas usam para se deslocar temos desde o mais simples, barato e não poluente, como a bicicleta, aos carros, passando pelos coletivos, como ônibus, trem e metro.

Bicicletas públicas são ótima alternativa de locomoção hoje em diversas cidades

Em São Paulo, onde circulam cerca de 7 milhões de veículos, o trânsito é um grande problema e fonte de estresse para a população, que passa horas para ir e voltar do trabalho, por exemplo. A cidade “que não pode parar”, ironicamente, para nos horários de pico e nem o rodízio de veículos consegue mais resolver o problema de falta de fluidez no trânsito.

Mas, isso não é mais prerrogativa de uma megalópole de onze milhões de habitantes como São Paulo. Várias cidades brasileiras, do interior de São Paulo e outras capitais, como Goiânia, já enfrentam problemas de trânsito. Gasta-se tempo nos deslocamentos, o que implica em

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menos qualidade de vida, menos tempo para outras atividades, de lazer ou trabalho, custos com combustíveis e aumento da poluição cialis 20 mg colombia atmosférica, que, por sua vez, causa problemas de saúde na população.

Sensíveis ao problema e visando reter seus talentos e atrair novos, muitas empresas hoje já oferecem uma flexibilização dos horários de trabalho e, inclusive, a

possibilidade de se trabalhar parte do tempo em casa. Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, telefonia móvel e internet rápida, isso já é possível.

Mas o setor público tem que fazer a sua parte, oferecendo opções de transporte público eficiente, acessível e seguro; planejando a cidade; fiscalizando a ocupação e o uso ilegal e desordenado do solo, entre outras medidas.

Transporte limpo sobre duas rodas, uma tendência?

Várias cidades do mundo, como Paris, Berlim, Barcelona, Amsterdam, Londres e Milão, incentivam o transporte por bicicletas, com um sistema de aluguel de bicicletas públicas, faixas exclusivas ou compartilhadas, investimento em educação dos motoristas de automóveis e ônibus, de ciclistas e pedestres – sim, eles também. Por quê não? Afinal todos têm deveres e direitos.

Se os deslocamentos podem cialis to build muscle ser feitos de bicicleta com conforto e segurança, as pessoas ganham em saúde e qualidade de vida, economiza-se, há menos poluição ambiental.

Um sistema de transporte baseado em ciclovias não pode mais ser um assunto ignorado. Aumentar o número e a qualidade das vias expressas destinadas às bicicletas e fazer com que elas funcionem em rede é fundamental.

As ciclovias, no entanto, são apenas um dos aspectos do sistema de transporte “sobre pedais”. Especialmente em uma cidade grande como São Paulo, insegura e de relevo acidentado, é necessário planejar o uso da bicicleta em articulação com outros meios de locomoção. E educar ciclistas e motoristas para esse convívio em que todos ganham.

Empresas, repartições públicas e estações de metrô devem ter espaço para os bicicletários, para que os ciclistas tenham onde estacionar suas bicicletas enquanto trabalham ou utilizam outro meio de transporte. Hoje, é bastante freqüente a autorização do transporte de bicicletas nos trens e metrôs em cidades de todo o mundo. É possível compatibilizar o transporte sobre mexican online pharmacy pedais até mesmo em situações de uso intensivo do sistema convencional de locomoção. Na rede de metrô de Londres, por exemplo, as bicicletas são aceitas nas estações fora dos horários de cialisfromcanada-onlinerx.com pico, quando não disputam espaço com as pessoas.

Nas grandes cidades brasileiras, a integração de transporte público mais utilizada no dia-a-dia é ônibus/ônibus. Investimentos em metrô, veículos leve sobre trilhos e trens, que integram e comportam mais pessoas, são mais rápidos e poluem menos, podem ser soluções

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de melhor qualidade, se não for possível reduzir o contingente e a concentração populacional das metrópoles. Essas alternativas, aliadas ao incentivo do governo para promover novas modalidades de transporte, em substituição aos automóveis e ônibus, diminuiriam o fluxo de veículos, os atrasos, o desconforto da população e a emissão de gases poluentes na atmosfera, beneficiando a saúde pública.

Carona e mudança de atitude

A carona é uma alternativa sustentável para o transporte urbano e para a bicicleta. A opção reduz as emissões de gases de efeito estufa geradas pelos automóveis, proporciona economia financeira e, ainda, fortalece laços de amizade, aumenta a integração com colegas de trabalho ou outras pessoas que percorrem trajetos parecidos todos os dias. Pense nisso antes de pegar o carro. É uma questão de mudança de hábitos

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e de atitude.

Tópicos para discussão em sala de aula

1. O que você considera uma boa característica de um meio de transporte?

- ser barato
– não poluir
– ser rápido
– ser limpo
– ser coletivo
– ser saudável
– ser seguro
– ser acessível
– ser confortável
– disponível

2. Qual o meio de transporte que você mais utiliza no seu dia-a-dia?

3. Você acha que o crescimento da sua cidade foi planejado e que em seu bairro você encontra tudo o que precisa?

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4. Você acha que perder menos tempo no trânsito para ir e voltar da escola, por exemplo, melhoraria sua qualidade de vida?

5. Você costuma pegar carona?

6. Que medidas você acha que melhorariam a fluidez no trânsito? Se você fosse o prefeito de sua cidade, em que investiria?

7. Você costuma atravessar a rua na faixa e na passarela, quando existentes, e respeita o sinal de pedestres?

Sites de consulta para saber mais:

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (WWW.ipea.gov.br)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo -FAU/USP (WWW.usp.br/fau)
Movimento Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br)
Planeta Sustentável (http://planetasustentavel.abril.com.br)
Ciclovivo Urbano (WWW.ciclovivo.com.br)
Carona Brasil (WWW.caronabrasil.com.br)
Caronetas (WWW.caronetas.com.br)

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